Cnut the Great , Rei da Inglaterra, Dinamarca e Noruega : 1018 – 1035.

cnut-thegreat
Cnut, o Grande, era de ascendência dinamarquesa e polaca. Seu pai era Sweyn Forkbeard, Rei da Dinamarca (que deu o patronímico Sweynsson , “Filho de Sweyn”). A mãe de Cnut era filha de Mieszko I, o primeiro governante da Polônia, seu nome pode ter sido “wi tos awa” (ver: Sigrid Storråda), mas o artigo DNB de Oxford afirma que seu nome é desconhecido, em Cnut??.
Como um príncipe da Dinamarca, Cnut ganhou o trono da Inglaterra em 1016, na sequência de séculos de atividade Viking no noroeste da Europa. Sua ascensão ao trono dinamarquês em 1018 trouxe as coroas da Inglaterra e Dinamarca juntos. Cnut assim realizava nesta base de poder juntos, unindo dinamarqueses e ingleses sob laços culturais de riqueza e de costume, em vez de brutalidade. Após uma década de conflito com os adversários na Escandinávia, Cnut reivindicou a coroa da Noruega em Trondheim em 1028.Sigtuna, cidade sueca foi tomada por Cnut. Ele tinha as moedas cunhadas que chamou de rei lá, mas não há registro da narrativa de sua ocupação.

A realeza da Inglaterra, é claro emprestou aos dinamarqueses um elo importante para a zona marítima entre a Grã-Bretanha e Irlanda, onde Cnut como seu pai antes dele , tinha um interesse forte e exercia grande influência entre os Gall Ghaedhil.

CoolPrintVikingShip

Desembarque em Wessex.

De acordo com o manuscrito Peterborough do anglo-saxão Chronicle , no início de setembro 1015 ” [ Cnut ] entrou em Sandwich, e logo partiu rodada Kent para Wessex, até que ele chegou à foz do Frome, e atormentado em Dorset e Wiltshire e Somerset ” , começando uma campanha de uma intensidade não vista desde os dias de Alfred , o Grande. A passagem de Encomium de Emma fornece uma imagem da frota da Cnut :

Havia tantos tipos de escudos , que você poderia ter acreditado que as tropas de todas as nações estavam presentes. … Ouro brilhou na proa , a prata também brilhou nos navios de várias formas . … Para que pudesse olhar para os leões do inimigo , terrível com o brilho do ouro, que sobre os homens de metal, ameaçando com o rosto de ouro , … que em cima dos touros nos navios ameaçando de morte , seus chifres brilhantes com ouro , sem sentir qualquer medo para o rei de tal força ? Além disso, neste grande expedição havia presente nenhum escravo , nenhum homem libertado da escravidão , nenhum homem baixo -nascido, nenhum homem enfraquecido pela idade , pois todos eram nobres , todos fortes, com a força da idade madura , tudo suficientemente apto para qualquer tipo de combate , tudo de tão grande ligeireza , que desprezava a velocidade de cavaleiros.
Wessex , muito governado pela dinastia de Alfred e Aethelred , submetidos a Cnut tarde em 1015, como tinha de seu pai dois anos earlier.At este ponto Eadric Streona , o ealdorman de Mércia , abandonado Aethelred junto com 40 navios e suas tripulações e . juntou forças com Cnut [29] Outro desertor era Thorkell o Alto, um chefe Jomsviking que lutou contra a invasão Viking de Sweyn Forkbeard , com uma promessa de fidelidade para o Inglês em 1012 – uma explicação para esta mudança de fidelidade pode ser encontrada em uma estrofe da saga Jómsvíkinga que menciona dois ataques contra os mercenários de Jomsborg enquanto estavam na Inglaterra, com um homem conhecido como Henninge entre suas vítimas , um irmão de Thorkell do .
Se o Flateyjarbók está correto em sua declaração de que este homem era o mentor de infância de Cnut , ele explica sua aceitação de sua lealdade – com Jomvikings em última instância, o serviço de Jomsborg . Os 40 navios Eadric acompanham , muitas vezes pensado para ser do Danelaw eram provavelmente de Thorkell .

Avançando  pelo Norte.

No início de 1016, os Vikings atravessou o Tamisa e atormentado Warwickshire, enquanto as tentativas do filho mais velho de Aethelred Edmund Ironside em oposição parecem ter vindo para nada – o cronista diz que o exército Inglês dissolvida porque o rei e os cidadãos de Londres não eram meados present.Cnut ‘ s -inverno assalto devastou o seu caminho para o norte ao longo do leste Mércia . Outra convocação do exército levou os ingleses juntos, e eles foram recebidos desta vez pelo rei , embora “isso não deu em nada como tantas vezes antes “, e Aethelred retornou a Londres com temores de betrayal.Edmund então foi para o norte para se juntar Uhtred o Conde de Northumbria e juntos atormentado Staffordshire , Shropshire e Cheshire em Mercia ocidental, possivelmente visando os bens de Eadric Streona . Ocupação de Northumbria de Cnut significava Uhtred voltou para casa para submeter-se a Cnut que parece ter enviado uma rival da Nortúmbria , Thurbrand a Hold, ao massacre Uhtred e sua comitiva . Eiríkr Hákonarson , provavelmente com uma outra força de escandinavos , passou a apoiar Cnut neste momento , eo norueguês Jarl veterano foi encarregado de Northumbria .
Em Londres, ainda indomada por trás de seus muros famosos , Edmund foi eleito rei após a morte de Aethelred em 23 de abril de 1016 .

cnut

Cerco  de Londres.

Cnut retornou para o sul eo exército dinamarquês evidentemente dividido , alguns lidar com Edmund – que tinha quebrado fora de Londres antes do cerco da cidade de Cnut foi completa e ido para reunir um exército de Wessex , o coração tradicional da monarquia Inglês – alguns sitiando Londres – com a construção de diques nos flancos norte e sul e um canal escavado através das margens do Tamisa para o sul da cidade para os longships para cortar as comunicações rio acima .

Houve uma batalha travada em Penselwood , em Somerset – com um monte em Selwood Floresta como a localização provável e uma batalha posterior em Sherston , em Wiltshire, que foi travada ao longo de dois dias, mas deixou nenhum lado vitorioso.

Edmund foi capaz de aliviar temporariamente a Londres , levando o inimigo para longe e derrotá-los depois de atravessar o Tamisa em Brentford . Sofrendo perdas retirou-se para Wessex para reunir novas tropas , e os dinamarqueses novamente trazidos de Londres sob cerco, mas depois de um outro assalto mal sucedido a si mesmos se retiraram em Kent sob ataque do Inglês, com uma batalha travada em Otford . Neste ponto Eadric Streona passou para Edmundo, e Cnut zarpar para o norte através do mar para Essex , e desde o desembarque dos navios até o rio Orwell foi para devastar Mércia .

Advertisements